J+Legal assessora o Grupo Bel, na venda de uma participação de controlo na Global Media Group
J+Legal assessora o Grupo Bel, na venda de uma participação de controlo na Global Media Group
21 de novembro de 2023
A J+Legal assessorou o Grupo Bel, do empresário Marco Galinha, nomeadamente as sociedades Palavras de Prestígio, Lda. e Grupo Bel, S.A., na alienação ao World Opportunity Fund Ltd de uma participação de controlo na Global Media Group, bem como na operação prévia de carve-out das revistas Evasões, Volta ao Mundo e Men’s Health. A assessoria consistiu no apoio à negociação e formalização do contrato de compra e venda das participações sociais e do contrato de trespasse das revistas, bem como no cumprimento de todas as regras regulatórias.
As negociações desta operação foram conduzidas por José Diogo Horta Osório (sócio) e por Rui Bello da Silva (associado sénior), contando ainda com a intervenção da associada Carolina Serrano Correia, todos da equipa de corporate, M&A e private equity da J+Legal.
O Global Media Group é um dos maiores grupos de media a atuar em Portugal. Detém marcas de grande relevância no panorama dos media em Portugal, estando presente nos setores da imprensa, rádio, digital, distribuição e gestão de direitos de autor.
O Grupo é composto por marcas de referência como a TSF, títulos centenários como o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, o Açoriano Oriental (o jornal mais antigo de Portugal) e o Diário de Notícias da Madeira, a marca desportiva O Jogo e o económico Dinheiro Vivo. A estas juntam-se a informação no feminino com o Delas.pt e a informação relativa à mobilidade humana com o Motor 24, bem como o título de informação de entretenimento N-TV. Na área de revistas contam-se a Notícias Magazine e a Women’s Health.
Aquando da aquisição por parte do Grupo Bel da totalidade da participação social da Global Media Group, em setembro de 2020, a empresa encontrava-se numa situação difícil, naturalmente agravada pelo contexto de pandemia que teve um forte impacto em toda a área dos media. Durante a administração liderada por Marco Galinha, o plano de reestruturação implementado permitiu revitalizar uma das maiores referências do jornalismo nacional, privilegiando os recursos das empresas, sempre com o objetivo de criar as condições favoráveis à implementação de um projeto estratégico com vista ao crescimento, desenvolvimento e reforço do investimento em todas as áreas e marcas do Grupo, dando primazia à identidade de cada uma das suas marcas.