Sofia Matos, no Jornal de Negócios, sobre o embaraço dos lares ilegais em Portugal

ícone relógio19/07/2023 |

Go back

Sofia Matos, no Jornal de Negócios, sobre o embaraço dos lares ilegais em Portugal

19 de julho 2023

Sofia Matos, sócia responsável pela área de Labour and Social Security, publicou um artigo para o Jornal de Negócios, no qual aborda frontalmente o embaraço dos lares ilegais em Portugal.

Num artigo crítico e assertivo, a Sócia da J + Legal questiona sobre “o que fez este Governo para travar o crescimento dos lares ilegais que acolhem cerca de 35 mil pessoas? O que fez o Governo para impedir a falta de condições nos ditos lares (i)legais? Qual a resposta do Governo para garantir à nossa população, cada vez mais envelhecida, 182 idosos para cada 100 jovens, uma resposta social quando precisarem de um lar? O que vai fazer este Governo com os fundos do PRR destinado ao apoio social?”.

Enfim, acaba por concluir que “a sociedade lá vai despertando com casos macabros de maus-tratos em lares, com o encerramento de alguns deles, com o marketing do Governo a afirmar, para quem queira ouvir, que intensificaram a fiscalização. Contudo, a sociedade não despertou o suficiente, que leva-se o Governo a apresentar soluções que invertam a escala de mais lares ilegais (3500) do que legais (2500), os quais somados são manifestamente insuficientes para acolher aqueles que permitem hoje a sustentabilidade da nossa Segurança Social e a possibilidade de o Governo desviar o nosso (deles) dinheiro em buracos desastrosos para os contribuintes e para as contas públicas do Estado”.

Leia o artigo na íntegra aqui.

PODE TAMBÉM GOSTAR